Desporto - Formação

Por entre muitos intentos, a formação dos jovens consiste em criar condições para que os ajudem a crescer e para que os possam preparar para a vida. O desporto inclui-se a este “pacote”, pois não é exceção!

Impedir/proibir um filho de participar em um treino ou jogo, num contexto de formação federada, como castigo aplicado por um qualquer comportamento menos correto deste, é um erro crasso comum a muita gente! Apenas demostra que o desporto/competição é entendido como um espaço de entretenimento; de lazer e de nada mais, muitas vezes se esquecendo que para tudo se tornar possível há muita gente a trabalhar. Federações; Associações; Clubes, etc.

No desporto e na vertente de competição, para se crescer a aprender é necessário existir na consciência (dos miúdos e de todos os graúdos que os acompanham) que o entretenimento é apenas importante na comemoração dos objetivos alcançados e nos intervalos das tarefas para estes indicados!... se bem que a trabalhar também se brinca…

Partindo do pressuposto que no desporto dos miúdos, neste caso com bola, que o mais importante nunca será uma equipa marcar mais golos que a outra, as oportunidades devem se distribuir mediante o resultado do esforço/saber esperar/tentar/persistir/nunca desistir; da assiduidade; da pontualidade; da educação e, porque sim, da qualidade e vocação de cada um dos praticantes. Com tanto para escolher, não vale a pena andarmos enganados, “”se tenho problemas com vertigens nunca poderei ser astronauta!”” 

“Todos devem jogar”, ou “o resultado é o que menos importa”, são expressões muito certas e até filosóficas, mas têm as suas alíneas e as suas restrições, no desporto federado estas bonitas fábulas podem ir “de encontro” (chocarem com) a todos os tais propósitos da formação dos jovens, pois farão dela puro entretenimento; irão inviabilizar o esforço daqueles que longe podem chegar e colocarão os que para eles trabalham reféns das greves, da baboseira e dos vertiginosos acima metaforizados (“” …””).

Na vida aprende-se com os bons tutores e com os maus também, se aprende!

Quirino Vieira, 04-05-2023

publicado por qvieira às 18:42 | link do post | comentar