O papel fundamental das Instituições na sociedade

 

 

"Instituições são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade". Têm como papel fundamental, baseando-se num conjunto de procedimentos/maneiras de pensar, sentir e agir, definem formas de alcançar determinados objectivos largamente aceites pela generalidade da população ou da sociedade. São elas responsáveis por garantir a democracia, a segurança da população, o desenvolvimento das empresas e até o crescimento económico de um país… A população representa-se através das Instituições e com elas asseguram-se os princípios constitucionais. Representam, também, um sistema organizado de relações sociais fiéis a determinados valores de comportamento dispostos a satisfazer as necessidades básicas da sociedade.

 

As Instituições na democracia têm, na generalidade, como papel a promoção dos direitos humanos.

A cooperação entre órgãos de soberania através da criação das Instituições visa, segundo a “Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”, a dignidade, o direito à liberdade, a igualdade, a cidadania e a justiça. São direitos: “reconhecidos a qualquer pessoa. No entanto, a Carta faz igualmente referência a categorias de pessoas com necessidades específicas (crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência)”.
 
A minha concordância com a questão deve-se em absoluto ao facto das Instituições, através dos seus esforços, contribuírem para a equidade e justiça social. As Instituições são a “bengala” que suporta a democracia. Sem essas organizações a democracia seria restrita, estaria só ao alcance de alguns patamares sociais. A “voz” dos mais necessitados sem o apoio de Instituições espelharia tudo, menos vivência num estado de direito democrático.
 
Todas as Instituições têm papel importante na democracia.
 
Existem Instituições: Sociais, Políticas, Religiosas, Caridade, Educacionais, Científicas, etc.
 

Exemplos: Associações profissionais, Centros cívicos, Clubes sociais e desportivos, Cooperativas, Cooperações, Grupos ambientalistas, Grupos por género, culturais e religiosos, Instituições de benemerência, Instituições políticas, Órgãos de defesa do consumidor, etc.

 

tags: ,
publicado por qvieira às 16:33 | link do post